Como abrir uma empresa no Brasil?
Confira as exigências das principais cidades brasileiras e saiba como iniciar o seu negócio sem complicações.
Como abrir uma empresa? Essa é uma dúvida comum entre os brasileiros que compartilham o sonho de empreender e montar o próprio negócio.
Atualmente, nosso país concentra um grande número de Pessoas Jurídicas, e o cenário tende a crescer cada vez mais. Segundo números oficiais divulgados pelo Governo Federal, só no primeiro quadrimestre de 2022, foram abertas 1,3 milhão de empresas aqui no Brasil, o que representou um crescimento de 8,1% em comparação ao mesmo período de 2021.
Em meio a este contexto e ciente das dúvidas que costumam surgir sobre o assunto, a Já Calculei reuniu uma série de informações para responder de forma clara e objetiva, os principais questionamentos de pessoas que assim como você, sonham em abrir CNPJ.
Continue acompanhando o conteúdo para entender como ter o seu próprio negócio pode ser menos burocrático do que você imagina.
Como abrir uma empresa no Brasil: entendendo o processo
Quando se fala em abrir uma empresa é comum muitas pessoas terem a ideia de que isso envolve muitas complicações, mas desde que o empreendedor conheça os principais pontos do processo e entenda o passo a passo que precisa ser percorrido, a abertura é bem mais simples do que se pensa.
Basicamente, todo o trâmite deve envolver 6 passos principais, sendo eles:
Contratar um serviço de contabilidade
Para abrir um CNPJ e legalizar um negócio, a primeira coisa que o empreendedor precisa fazer é contratar um serviço de contabilidade, pois desta forma, o processo se torna muito mais fácil.
A contabilidade esclarecerá todas as suas dúvidas e ficará responsável por todos os trâmites legais necessários para a constituição e abertura de uma empresa.
Separar os documentos necessários
Logo após contratar um serviço de contabilidade, você receberá orientações e precisará separar alguns documentos, incluindo:
- Documento de identificação com foto (RG ou CNH);
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do imóvel onde funcionará a empresa.
Com esses itens em mãos, a contabilidade cuidará de todos os trâmites para abertura do CNPJ, incluindo o registro na Junta Comercial, e a emissão do CNPJ e do Alvará de Funcionamento.
Escolher o nome da empresa
Um outro ponto importante é a escolha do nome que será atribuído ao estabelecimento.
Sugerimos que você pense em três nomes (com ordem de prioridade), evitando alternativas que já estão em uso por outras empresas.
De posse das sugestões de nome, o contador verificará qual alternativa está disponível para registro na Junta Comercial.
Definir as atividades que serão desenvolvidas
Para abrir seu CNPJ, o empreendedor precisará listar e informar ao contador, quais serão as atividades desenvolvidas no âmbito dos seus negócios.
Essa informação é importante para que os códigos de atividade (CNAE) sejam vinculados corretamente ao CNPJ, bem como para que a contabilidade consiga indicar o regime tributário mais econômico para a sua realidade.
Com o apoio do contador, escolher a natureza jurídica e o regime tributário
Com a orientação do contador, o empreendedor também precisa definir qual será a natureza jurídica e o regime tributário adotados pela sua empresa.
Quanto à natureza jurídica, existem opções para quem deseja empreender com sócios, mas também para aqueles que vão começar sozinhos.
- Para abrir uma empresa com sócios, as opções são Sociedade Empresária Limitada ou Sociedade Simples, e S.A - Sociedade Anônima.
- Para abrir uma empresa sem sócios, há o EI - Empresário Individual ou a SLU - Sociedade Limitada Unipessoal.
Por sua vez, quanto ao regime tributário, existem três possibilidades: Simples Nacional; Lucro Presumido e Lucro Real, dentre os quais o contador também poderá auxiliar na escolha ideal.
Aguardar a conclusão dos trâmites para abertura da empresa
Depois de concluir todos os passos anteriores, é só aguardar o prazo definido pelo contador para conclusão dos trâmites de abertura da empresa, que incluem:
- O registro na Junta Comercial;
- A emissão do CNPJ;
- A emissão da Inscrição Estadual e da Inscrição Municipal; e
- A liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.
Abrindo um CNPJ no seu município: conheça as exigências das principais cidades brasileiras
Como cada município pode contar com particularidades e exigências específicas, reunimos e listamos abaixo as principais cidades do país, para que você tenha acesso a um conteúdo sobre como abrir uma empresa nas principais cidades brasileiras.
Basicamente o processo é bem similar em todo o país, mas os custos relacionados à taxa de registro da Junta Comercial costumam variar de acordo com a sua localidade. Clique sobre a sua região para entender melhor as especificidades:
- Região Norte
- Região Nordeste
- Região Centro-Oeste
- Região Sul
- Região Sudeste
Região Norte
Região Nordeste
Região Centro-Oeste
Respondendo as 8 principais dúvidas acerca da abertura de uma empresa
É comum ter alguns questionamentos quando se está buscando abrir um CNPJ, especialmente sobre o que é possível ou não.
Em função disso, listamos aqueles que mais chegam até a nossa equipe e vamos respondê-los na sequência.
Quais os diferentes tipos de empresas existentes?
De acordo com a legislação em vigor, é possível constituir um dos seguintes tipos de empresa aqui no Brasil:
- EI - Empresário Individual;
- SLU - Sociedade Limitada Unipessoal;
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Simples;
- Sociedade Anônima - S.A.;
- Sociedade Unipessoal de Advocacia.
Quais os requisitos para abrir uma empresa?
Ao contrário do que muitos pensam, não existem muitos requisitos a serem cumpridos por quem deseja abrir uma empresa.
Basicamente, as exigências principais são as seguintes:
- Ser maior de 18 anos ou menor emancipado;
- Não ter nenhuma condenação que o impeça de empreender;
- Ter todos os documentos necessários para abrir uma empresa;
- Contratar um serviço de contabilidade.
Posso abrir empresa com nome sujo?
Sim, você pode. Entretanto, o fato de ter o nome sujo faz com que seja mais difícil a jornada do empreendedorismo para quem almeja tocar um negócio saudável e adequadamente.
Um exemplo é que as linhas de crédito em bancos, que são destinadas a pessoas jurídicas, podem ter acesso mais complicado a quem está com o nome sujo. Porém, como já dito, esse fator não impedirá a abertura do CNPJ.
Quantas empresas posso ter em meu nome?
O número de registros que você pode ter em seu nome, depende da natureza jurídica e tipo de empresa que será aberta.
O MEI, por exemplo, só permite ter um negócio por cidadão. Por outro lado, é possível abrir um número ilimitado de sociedade em nome da mesma pessoa.
Aposentado pode abrir empresa?
Sim. Aposentados podem abrir empresa, pois na prática, não existe qualquer impeditivo legal quanto a isso.
Além disso, precisamos destacar que ao empreender, também não se corre o risco de perder a aposentadoria.
Como abrir uma empresa rural?
Para abrir uma empresa rural, tudo o que você precisa fazer é contratar uma contabilidade especializada e separar alguns documentos, incluindo:
- CCIR – Certificado de Cadastro de Imóvel Rural;
- DITR – Declaração de Imposto Territorial Rural;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Comprovante de endereço;
- Matrícula atualizada do imóvel.
Como abrir empresa como autônomo?
Para abrir uma empresa como autônomo, ou seja, sem sócios, você deve contratar um serviço de contabilidade e escolher entre uma das seguintes naturezas jurídica:
- EI - Empresário Individual;
- SLU - Sociedade Limitada Unipessoal.
Qual o preço para abrir empresa?
O custo para abrir uma empresa depende do modelo de constituição adotado, da região do país e do valor dos honorários cobrados pela contabilidade.
No entanto, a boa notícia para você que chegou até aqui, é que na Já Calculei a abertura de empresa é grátis.
O papel de uma contabilidade para você abrir sua empresa sem complicações
Com tudo que dissemos, já deu pra perceber que o contador tem um papel fundamental para apoiar você na abertura da sua empresa, não é mesmo?
Esses profissionais são indispensáveis para quem quer começar um negócio de acordo com o que exige os órgãos regulamentadores, afinal, eles serão os responsáveis por:
Mas, a propósito, como escolher uma boa contabilidade?
Atualmente, o Brasil possui milhares de escritórios contábeis por aí, mas nem todos podem entregar o que você precisa. Ao escolher o seu contador é necessário ter atenção a alguns pontos, especialmente em 3 aspectos:
ESPECIALIDADE
BOA COMUNICAÇÃO
FACILIDADE
Considere a especialidade do escritório de contabilidade
Primeiramente, um dos pontos que você precisa considerar é a especialidade do escritório contábil.
Sempre que possível, opte por uma assessoria contábil que tenha conhecimento pleno no segmento de atuação da sua futura empresa. Com um contador especialista, é possível evitar imprevistos, manter tudo em ordem de forma muito mais fácil e pagar apenas o que realmente é devido em impostos.
Preze a boa comunicação
Outro ponto importante a ser observado e colocado na balança, é a facilidade de comunicação que o escritório de contabilidade oferece.
Opte por uma contabilidade que lhe forneça múltiplos meios de contato, como:
- Chat;
- WhatsApp;
- Telefone;
- E-mail.
Invista em uma contabilidade que facilite a sua vida
Por fim, se você deseja aliar economia e modernidade a um atendimento de qualidade, invista na contratação de uma contabilidade online.
É cada vez maior o número de empresas que estão adotando o modelo de contabilidade online e descobrindo os benefícios que isso pode gerar. Escritórios digitais se diferenciam muito dos tradicionais, pois investem no que há de melhor em tecnologia, reduzindo burocracias, tarefas repetitivas e custos, além, é claro, de você poder resolver tudo que precisa de onde estiver.
5 vantagens de uma contabilidade online para abertura de empresas
No tópico anterior, recomendamos para você que chegou até aqui, investir na contratação de uma contabilidade online. Mas você pode estar se perguntando: como funciona esse modelo de serviços contábeis e quais são os seus benefícios para mim?
Pois bem, na contabilidade online, o empreendedor e empresário tem acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, a uma plataforma online, onde é possível:
- Consultar guias para pagamento de impostos;
- Imprimir a folha de pagamento e o pró-labore;
- Conferir o balanço contábil da empresa;
- Emitir notas fiscais;
- Enviar XMLs para o contador; dentre outras tarefas importantes.
Desta forma, e com o emprego da tecnologia, é possível eliminar a troca constante de e-mails, malotes e papelada, organizando e tornando mais prática a contabilidade das empresas.
Para que você saiba mais, separamos 5 benefícios que somente uma contabilidade online pode oferecer para o seu negócio.
Maior rapidez na captação de dados e informações
Sem e-mails, malotes ou papelada, com a contabilidade online todas as informações são compartilhadas por meio de uma plataforma digital.
Na prática, isso representa mais agilidade na troca de informações e uma contabilidade redonda, sem falhas ou erros que poderiam prejudicar o bom andamento dos negócios.
Maior facilidade ao acesso do financeiro e contábil da empresa
Ao escolher uma contabilidade online, todas as informações e documentos financeiros e contábeis da sua empresa estarão reunidos em uma plataforma.
Sendo assim, você poderá ter acesso a dados e documentos a qualquer hora e de qualquer lugar, inclusive fora do país. Incrível, não é mesmo? É o poder das escolhas certas e da tecnologia.
Mais segurança para os dados
Contabilidades online investem pesado e de forma constante em segurança e tecnologia, facilitando a sua vida enquanto todos os dados e informações da sua empresa ficam em completo sigilo e segurança.
Isso garante também que seus documentos não se percam em meio a tantos papéis e pastas físicas.
Uso da tecnologia a favor da gestão da empresa
Para sobreviver e crescer em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam ser ágeis, e contar com o que há de melhor em tecnologia.
Enquanto muitos negócios sofrem com processos contábeis lentos e ultrapassados, você pode optar por uma contabilidade que usa o poder da tecnologia para o fortalecimento e desenvolvimento das empresas.
Diminuição dos erros
Por fim, não poderíamos deixar de destacar que a tecnologia empregada nas operações e tarefas de uma contabilidade online, reduz de forma significativa a ocorrência de falhas humanas.
Erros no cálculo da folha de pagamento ou na apuração de impostos podem custar caro para a sua empresa, mas com tudo feito digitalmente, isso não acontece.
Já Calculei: a contabilidade online ideal para quem busca abrir um negócio
Esperamos que com este conteúdo completo, você que chegou até aqui em busca de informações sobre como abrir uma empresa, tenha esclarecido todas as suas dúvidas.
Agora, queremos ajudar você na prática, explicando como funcionam os nossos serviços para abertura de empresa, e porquê você pode contar conosco. A Já Calculei é um dos maiores escritórios de contabilidade do país com clientes em todo território nacional, que oferece:
Abertura de empresa grátis
Acreditamos na força do empreendedorismo para transformar negócios, realizar sonhos e mover o país, por isso, facilitamos a vida dos empreendedores, oferecendo abertura de empresa grátis.
É isso mesmo, assinantes de qualquer um dos nossos planos, garantem abertura de empresa gratuita e já iniciam as atividades da sua empresa economizando.
Planejamento tributário para sua economia
Contamos com um time de especialistas em orientação fiscal e planejamento tributário, que vão garantir que a sua empresa pague o menor volume possível de impostos.
Vamos realizar todos os cálculos e estudos necessários para indicar o regime tributário que melhor favoreça a sua empresa, tornando-a mais lucrativa e competitiva.
Atendimento rápido e eficiente para todo Brasil
Investimos em múltiplos canais para que você receba um atendimento rápido e esclareça suas dúvidas sempre que precisar. Aqui na Já Calculei você escolhe como prefere falar conosco:
- Chat;
- WhatsApp;
- Telefone;
- E-mail.
Além disso, temos especialistas disponíveis para esclarecer suas dúvidas de forma rápida e objetiva, sempre que for necessário.
Assessoria na escolha da atividade e natureza jurídica
O nosso time de especialistas em abertura de empresas, vai ajudar você a escolher os códigos de atividades (CNAE) mais adequados para o seu negócio, bem como, a melhor natureza jurídica para os seus objetivos.
Desta forma, contribuímos para que a sua empresa funcione de forma regular, evite problemas com o fisco, e pague o menor volume possível de impostos, taxas e contribuições.
Plataforma online 24 horas por dia
Por fim, quem escolhe a Já Calculei conta com acesso a uma plataforma online e disponível 24 horas por dia.
Com o armazenamento de documentos com segurança em nuvem, você tem acesso remoto e facilitado a todos os documentos fiscais, financeiros e contábeis do seu negócio. Em nossa plataforma online você encontra:
- Documentos contábeis da sua empresa;
- Comprovantes de entrega das obrigações acessórias;
- Guias para o pagamento de impostos;
- Folha de pagamento e pró-labore;
- Dentre outros itens importantes.
Quem escolheu a Já Calculei pôde ter uma rotina contábil mais simplificada, ficando livre de burocracias e tendo tudo que precisavam em mãos.
"Hoje eu tenho tudo arquivado na Já Calculei, posso trabalhar de onde quiser"
"Desde o primeiro momento ficamos muito satisfeitos com os serviços da jacalculei.com.br"
"A Já Calculei desde o início, demonstrou ser uma empresa séria e comprometida com o que oferece aos seus clientes."
Abra a sua empresa agora mesmo com quem entende do assunto
Escolha a Já Calculei e conte com toda facilidade que podemos oferecer para você.